Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

18 de abril de 2014

Antonio Gamoneda: É ele, o pão e o esquecimento







É ele, o pão e o esquecimento;
água da juventude; sobrepõe-se
a toda a divisão. Um deus antigo
abre as veias do meu sangue e flui
até cansar meu coração. O sumo
da serenidade ferve na minha boca;
sorvo o segredo com a língua, mas
mais me sorve ele a mim. Ramos
tranquilos vergam o mosto até aos
meus lábios. Ele rouba a morte dos
meus ossos. Fala com um melro
disseminado e todo o bosque
abre os seus frutos e os mananciais
manam lentos em mim.
Chorando porém.



Antonio Gamoneda
Espanha (Oviedo) 1931
in Oração Fria, Antologia
Editor: Assirio & Alvim
photo by Google
 

Sem comentários: