Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

19 de outubro de 2011

Adoração: Guerra Junqueiro

Eu não te tenho amor simplesmente.
A paixão em mim, não é amor, filha, é adoração!
Nem se fala em voz baixa à imagem que se adora.
Quando da minha noite eu te contemplo, aurora,
E, estrela da manhã, um beijo teu perpassa
Em meus lábios, oh! Quando essa infinita graça
Do teu piedoso olhar me inunda, nesse instante
Eu sinto – virgem linda, inefável, radiante,
Envolta num clarão balsâmico de Lua,
A minh’alma ajoelhar, trémula, aos pés da tua!
Adoro-te!... Não és só graciosa, és bondosa:
Além de bela és santa; além de estrela és rosa.
Bendito seja Deus, bendita seja a Providência
Que deu o lírio ao monte e à tua alma
                                                              ( a inocência,
O Deus que te criou, anjo, para te amar,
                                                                                                     E fez do mesmo azul o Céu do teu olhar!...

Guerra Junqueiro
(Portugal 1850-1923)
                                            " E FEZ DO MESMO AZUL
                                                     O CÉU DO TEU OLHAR!... "

Sem comentários: